O mindfulness é uma forma particular de prestar atenção à experiência do momento presente, momento a momento, com um propósito, intencionalmente, aceitando-a tal como ela surge e sem a julgar.
O mindfulness implica estar presente, estar no aqui e no agora, que é tudo o que temos.
O mindfulness é uma forma de nos relacionarmos com a totalidade da nossa experiência que altera a forma como lidamos com as dificuldades inevitáveis com que a vida nos confronta.
É a prática de viver no agora, com gentileza e bondade, estando completamente envolvidos naquilo que está a acontecer à nossa volta e dentro de nós. Implica sair dos nossos padrões habituais de julgamento e criticismo, adoptando uma atitude de curiosidade e bondade perante a nossa experiência.
A prática de mindfulness funciona como uma reprogramação do cérebro para estar presente na experiência do momento, com curiosidade e sem ajuizar.
Intimamente associada à prática de mindfulness está a prática da compaixão. Na verdade, todas as práticas de mindfulness devem ser feitas com uma atitude compassiva em relação a si mesmo e aos outros. A prática da compaixão, que pode ser definida como a sensibilidade ao sofrimento pessoal e dos outros e que é acompanhada por uma forte motivação para o diminuir, tem mostrado ter importantes benefícios ao nível do bem-estar e saúde mental.